Dicas para uma alimentação saudável

Muita gente nem imagina, mas uma série de doenças podem ser evitadas apenas com algumas mudanças nos próprios hábitos de vida. Para isso, é indicado praticar atividades físicas e, claro, cuidar também da alimentação, que são os principais pontos para chegar a esse objetivo.

Engana-se ainda quem acredita que é preciso ter rios e rios de dinheiro para conseguir ser mais saudável.

No que diz respeito à atividade física, apenas 45 minutos de caminhada, 5 vezes por semana já são considerados excelentes para mandar embora o risco de doenças.

Na alimentação, o mais importante mesmo é saber usar os nutrientes ao seu favor, não sendo preciso comprar coisas super caras.

A dica de ouro mesmo é variar os alimentos, para manter a refeição sempre atrativa, profissionais renomados como o  Victor Sorrentino concordam 100% neste ponto. Mais do que isso, é importante conhecer também a origem dos alimentos escolhidos, para ter mais qualidade.

Então, vamos ver algumas dicas importantes para ter uma alimentação mais saudável:

In natura é sempre melhor

Sempre que possível, evite consumir alimentos processados, preferindo os alimentos in natura mesmo.

Em outras palavras, prefira as comidas que passaram por uma quantidade menor de alterações desde que saíram da natureza até chegar à sua mesa.

Nesse sentido, se encaixam muito bem as frutas, verduras e legumes, entre outros.

Evite excesso de gordura, óleos, açúcares e sal

Essas substâncias estão intimamente relacionadas com uma série de problemas de saúde, tais como obesidade, problemas cardíacos e outros.

Justamente por isso é que elas devem ser usadas com cautela, embora sejam boas para deixar o alimento mais saboroso.

Evite o excesso no consumo de alimentos processados

Os alimentos processados são aqueles que sofreram modificações industriais para durarem mais, aumentar o tempo de conservação ou alterar os eu sabor.

Um bom exemplo disso é o extrato de tomate, carne seca, alimentos em conserva e frutas cristalizadas, entre outros.

Evite comer alimentos ultraprocessados

Nesse caso, temos aqueles alimentos que são produzidos pela indústria, tais como sorvetes, biscoitos, bolos, temperos, salgadinhos e refrigerantes, entre outros.

Tenha horários para se alimentar

O ideal é realizar ao menos 3 refeições por dia, sendo elas o café da manhã, o almoço e o jantar. Mais do que isso, é interessante ter horários para fazer essas refeições, criando uma rotina.

Comendo fora

Quando for comer fora, em restaurantes, opte sempre por aqueles que servem refeições preparadas na hora, evitando os famosos fast-foods, que não são muito saudáveis.

Pronto, agora você já sabe como fazer para conseguir ter uma alimentação mais saudável com dicas bem simples!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *