Como fazer criação de camarão

Criar camarões pode ser uma atividade altamente lucrativa, desde que realizada da forma certa. O fato é que, embora essa atividade ainda não seja muito comum no Brasil, o consumo da iguaria vem aumentando, fazendo com que muitas pessoas se perguntem como fazer criação de camarão.

A verdade é que para quem não conhece, até pode pensar que é algo complicado. No entanto, criar camarão é algo relativamente fácil e pode ser feito com um investimento inicial não muito alto.

Então, continue lendo para ver como fazer criação de camarão para você possa garantir uma excelente lucratividade. Vamos lá?!

Introdução à criação de camarão

Quando falamos na criação de camarões de água doce, ela é baseada majoritariamente no camarão da Malásia, também denominado Macrobrachium rosenbergii.

Considerando a área adequada para a criação, é preciso considerar temperaturas elevadas por, no mínimo, 6 meses do ano, que é uma média mensal de mais de 20°C. Além disso, é necessário água doce que tenha boa qualidade.

Dito isso, vamos saber um pouco mais sobre como fazer a criação de camarão:

  • Sistema de criação

Existem 3 sistemas que podem ser usados para a criação de camarão, tendo como diferencial a complexidade do manejo. Então, avalie de acordo com a sua experiencia e possibilidades se vai adotar o sistema monofásico, bifásico ou trifásico.

  • Água

Os tanques de criação devem sempre ser instalados em um local que conte com o abastecimento de água natural, tal como nascentes, córregos ou rios.

  • Temperatura

A criação não deve ser instalada em locais onde haja muita variação de temperatura comprando o dia com a noite. O mais adequado é quando a média de temperatura mensal é igual ou superior a 20°C. Os ventos também devem ser moderados e constantes.

  • Terreno

O terreno para a implantação deve ser plano, ou pode ter leves ondulações, contanto com uma declividade de até 5%. O sodo ideal é aquele que tem uma taxa de argila entre 40% e 70%.

Em solos arenosos, com menos de 40% de argila, há uma menor retenção de água, tornando o local inapropriado. Já com mais de 70% de argila há um excesso no acúmulo de água, causando problemas de drenagem.

  • Equipamentos

A carcinicultura é um processo que não deve acontecer sem que haja uma infraestrutura adequada para isso. Portanto, será necessário ter um termômetro, disco de Secchi, oxímetro, kit para análises químicas da água, phmetro, redes de pesca, tarrafas, tela de proteção e outros.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre como fazer criação de camarão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *